terça-feira, 21 de agosto de 2012

ESPORTE NA ESCOLA: SAÚDE PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS TALENTOS.

                                          Se o vídeo não abrir acesse o link abaixo.

Em conversa com um colega de trabalho que está se preparando para o próximo concurso, que selecionará novos docentes públicos para nossa rede, descobri que tanto ele como os demais canditatos que estão fazendo cursos preparatórios (em diversas instituições de ensino "especializadas" nesse tipo de preparo) estão sendo expostos a ideia de que o esporte na escola é ruim, de que a competição na escola é ruim e que as olimpíadas escolares são uma completa perda de tempo e dinheiro público.

Como sou radicalmente contra essas ideias que chamo de "pedabógicas e sóciotarias", e como disponho desse espaço para expor minhas ideias, passo a refletir sobre tais absurdos. 

Ainda está muito recente, e por essa razão vamos começar pelos jogos olimpicos. O Brasil continua tendo um desempenho medíocre nas edições dos jogos olimpicos, edição após edição do mesmo. E no final dos jogos de Londres, um fato ficou bem marcado para mim, diversos especialista nacionais do esporte apontaram para a escola como um celeiro de novos talentos esportivos e o caminho mais seguro para que o Brasil alcance o nível de outras nações como USA e RUSSIA que concentram seus maiores esforços na preparação de atletas começando pela escola pública e que colhem excelentes resultados por isso (eu nem preciso comentar sobre o desempenho dessas nações nos jogos olimpicos certo?).

É pena que esses especialistas desconheçam que a crise esportiva nas escolas decorre do fato de que um "sem número de educadores" são contra o esporte na escola e esses geralmente estão nos cargos de chefia da educação para minha grande tristeza.

 Nesse ponto eu gostaria de fazer uma diferenciação oportuna: 
Existe uma diferença entre esporte da escola e esporte na escola. O primeiro tem haver com a presença dos mesmos nas aulas regulares de educação fisica escolar (e na minha experiencia, para ser bem honesto, não acontecem de maneira nenhuma, o único esporte que acontece é o "rola melão", ou seja, o futsal sem regra e sem objetivo). Já o esporte na escola tem haver com o esporte que cobra rendimento do aluno, que o prepara para competições escolares, que seleciona sim, mas que ao mesmo tempo, desafia o envolvido a melhorar fisicamente, mentalmente e oferece uma possibilidade de crescimento como ser,  como profissional futuro, no esporte escolhido pelo mesmo. É organizado, cobra resultados, gera pressão sobre os envolvidos e consequentemente responsabilidade, e disciplina e tem haver com vontade e não com obrigação, ou seja, nenhum aluno é obrigado a participar das aulas como na educação fisica. São grupos que treinam em horários separados e desenvolvem sua metodologia e sistema de avaliação baseados na modalidade escolhida e nos objetivos para tais alunos.

Só para se ter uma ideia real da situação escolar atual com relação ao esporte na escola, um professor de educação fisica não pode requerer medalhas para os alunos, pois a politica vigente não permite que se diferencie alunos. Isso é loucura, todos nós sabemos que a vida é uma competição e que quando se compete da maneira correta, campeões vão sendo formados a cada vitória e a cada derrota. A competição é um instrumento de educação, só não sabem disso os "pedabobos" e "sociotarios" que são contra a mesma nas escolas públicas.

Tenho um exemplo muito particular acerca do que estou descrevendo até o momento. Desde 2007 trabalho em escolas públicas com os chamados grupos de treinamento (todos eles com basquete). O resultado: Diversos alunos meus hoje estão em clubes esportivos jogando em diversas categorias e um exemplo mais recente é na escola onde estou atualmente (a escola que aparece no vídeo) quase 30% dos meninos e meninas que começaram o projeto comigo estavam sobre peso ou obesos e hoje já perderam muito peso, melhoram a postura e estão jogando muito bem (isso é saúde pública).

Para finalizar... o esporte na escola oferece diversos benefícios, vamos a alguns:

1. É organizado e ajuda no combate a desistência, pois "seduz" positivamente o aluno a continuar e melhorar tanto na quadra, como na sala (através da competição).
2. Combate a obesidade e o sedentarismo de alunos que não fazem a educação fisica regular (esporte da escola).
3. Oferece uma chance dos alunos pertencerem a uma equipe, defenderem uma camisa, formar uma "turma", e quem já viveu isso sabe do que estou falando.
4. Tira o tempo de ócio de meninos e meninas (tempo que tem sido usado por outros agente da sociedade para o mal) e oferece uma atividade produtiva e prazerosa.
5. Oferece uma maneira de se expressar como ser humano para os alunos (todo ser humano tem essa necessidade latente dentro de si).
Entre outros beneficios....

Termino essa reflexão fazendo um desafio a cada um de vocês, pais e professores de educação fisica. Para os pais: se seu filho estuda em uma escola pública, faça pressão para que a chefia da unidade escolar implemente grupos de treinamento na escola. Para você colega, professor de educação fisica, faça projetos de grupos de treinamento e entregue para sua chefia, não ceda a essa "presepada" de formar coitadinhos na sua escola e você certamente adorará a experiência de treinar alunos-atletas.


Fica o desafio!

Vida longa ao basquetebol na escola e no Brasil.

Forte abraço
Prof. Denilson Seckler.





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