sexta-feira, 9 de março de 2012

EU TENHO UM SONHO!

Duas gerações de alunos (atletas) de escola pública Eagles e X5


Não quero parafrasear a famosíssima frase de Martin Luther King Jr. Quero porém, resignificá-la na minha própria experiência profissional e explicá-la a todos vocês que participam desse blog.

Na ocasião em que o Dr. King proferiu a frase: 'I have a dream' a explicação veio logo depois e estava relacionado a solução de um dilema étnico/racial nos Estados Unidos da América. Uma boa solução já é vista ha um longo tempo naquele pais.

Meu sonho aqui não tem haver com etnia ou mesmo raça, tem haver com rumos, diretrizes, com um norte, uma direção para o basquetebol no Brasil.

Você pode pensar: 'Como esse professor se atreve a comparar uma causa tão nobre como a discrimição racial na América do norte, com os rumos de uma modalidade esportiva no Brasil?

Deixe-me tentar explicar a razão. Por conta daquele movimento liderado pelo Dr. King o negro americano passou a ter os direitos que lhe era devido. Meu sonho tem haver com assegurar que todas as crianças nas escolas públicas que queiram, possam ter a chance de praticar o esporte competitivo no seu ambiente mais comum depois da sua própria casa, ou seja, a ESCOLA.

A realidade porém, é bem diferente, mais de 80% das escolas não tem uma quadra devidamente equipada para a pratica de um esporte como o basquetebol (que exige uma estrutura minima para sua pratica a saber: Duas tabelas e duas cestas).
Nos próximos anos o Brasil estará na vitrine mundial dos esportes. Copa do Mundo e Olimpiadas num país que não tem uma tradição de investimento no esporte onde ele realmente acontece, insisto: na ESCOLA! Estranho não?
Meu sonho então, tem haver com todas essas ansiedades no sentido de proporcionar uma chance de os alunos das escolas no Brasil experimentarem o esporte competitivo na escola mesmo, e não como no exemplo brasileiro atual, que está concentrado nos clubes. O problema não é o esporte nos clubes, mas sim, o sistema de delegar a essas instituições o papel de propagar o esporte no Brasil. Não dá! Os clubes não tem esse papel, a ESCOLA sim. Os clubes estão no final do processo, são a ponta do iceberg não a base, pois quando isso acontece, o esporte fica elitizado e quase inacessível aos grandes potenciais que estão escondidos na escola.
Eu já encontrei e treinei grandes talentos que estavam ''mofando'' em suas escolas, pelo simples fato da escola não oferecer nenhum tipo de esporte competitivo.
Resumindo... Meu sonho é uma estrutura escolar onde o esporte competitivo é levado a sério! Onde os professores terão minimamente uma quadra bem equipada para treinar os alunos/talentos que se interessarem pelo basquetebol. Meu sonho é ver um sistema escolar com um campeonato forte e fonte da descoberta de grandes atletas brasileiros. E agora não estou só falando do basquetebol, mas sim de todas as modalidades possíveis (Tenho relatos de grandes resultados de professores municipais na cidade de São Paulo que trabalham com o Rugby, são heróis, valentes e visionários parabéns).

São inúmeros os casos de professores de educação fisica em todo Brasil que financiam com seus próprios recursos equipamentos básicos como: bolas, aros, redinhas e sem falar de uniformes, pagamentos de inscrições em torneios fora da escola e etc....

Meu sonho é reunir esses heróis brasileiros e fazer um grande movimento esportivo escolar pelo Brasil inteiro. Meu sonho é ver equipes de escolas públicas indo jogar em outros estados, e outros países de maneira permanente. Meu sonho é usar o esporte competitivo na escola para trazer de volta a disciplina e o respeito na escola, para trazer a saúde aos obesos infantis, para trazer a alegria do pertencimento de uma equipe (que influencia tão positivamente no caráter da criança e do adolescente).

Esse é meu sonho! Ver o Brasil, esse gigante cheio de potenciais, aproveitando verdadeiramente esse potencial, que está na ESCOLA.

Esse é meu sonho.


Vida longa ao Basquetebol na escola e no Brasil.
Forte abraço.
Prof. Denilson Seckler
CREF: 086643-G/SP
RF:7931964/1






Nenhum comentário:

Postar um comentário